O CAPELÃO

Descrição

Esse Manual do Capelão visa dar subsídios para o serviço de capelania no Brasil com conteúdo, métodos e técnicas mais bem fundamentadas, à luz dos diversos aspectos que integram essa área do ministério cristão, já que o serviço de capelania é extremamente benéfico para a instituição que o recebe. E, ao mesmo tempo no campo missiológico, trata-se do cumprimento do papel social da igreja e de uma parcela de sua contribuição para o bem comum.

O CAPELÃO

Habilitação Acadêmica e Profissional
Pedagoga com Pós-graduação em Psicopedagogia; 

COMANDO NACIONAL DA ACPMB

O princípio da Bíblia como única regra de fé e prática....

NA PASSAGEM DE JOÃO 5.39 ESTÁ ESCRITO:

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim".


EM 2 PEDRO 1.20 O APÓSTOLO AFIRMA O SEGUINTE:

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.

É por isso que nenhuma autoridade religiosa, por mais importante que seja, por mais ilustrada e douta, pode tomar o lugar da autoridade que a Bíblia Sagrada tem e representa para nós.

Este livro santo, que para os Capelães é a única regra de fé e prática, continua testemunhando do Senhor Jesus, de sua graça e do seu poder salvador. A maior parte dos erros cometidos, e que a cada dia se multiplicam, são o resultado do fato de não se ler a Palavra de Deus.

AS SAGRADAS ESCRITURAS:
Acreditamos que a Bíblia é inspirada por Deus (2 Timóteo3:16, 17).  

A DEUSA ETERNA:
Cremos que Deus é trino: Pai, Filho e Espírito Santo (2 Coríntios13:14).


A QUEDA DO HOMEM:
Acreditamos que o homem foi criado à imagem de Deus, mas que por desobediência voluntária ele caiu da perfeição (Romanos5:12).  

O PLANO DE SALVAÇÃO:
Acreditamos que enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós, assinando o perdão de todos os que nEle crêem (João 3:16; Romanos 5: 8).

SALVAÇÃO ATRAVÉS DA GRAÇA:
Acreditamos que não temos retidão e devemos chegar a Deus suplicando a justiça de Cristo (Efésios 2: 8).

ARREPENDIMENTO E ACEITAÇÃO:
Cremos que, mediante sincero arrependimento e uma aceitação sincera de Cristo, somos justificados diante de Deus
(1 João 1: 9).

O NOVO NASCIMENTO:
Acreditamos que a mudança que ocorre no coração e na vida na conversão é muito real (2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 2:20 ).

VIDA DIÁRIA CRISTÃ:
Acreditamos que é a vontade de Deus que sejamos santificados diariamente, crescendo constantemente na fé (Hebreus 6: 1).

BATISMO E A CEIA DO SENHOR:
Acreditamos que o batismo por imersão é um sinal externo de uma obra interior (Mt 28:19). Cremos na comemoração da Ceia do Senhor pelo uso simbólico do pão e suco da videira (1 Coríntios 11:24 , 25).

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO:
Acreditamos que o batismo com o Espírito Santo deve dotar o crente de poder; e que Sua entrada é da mesma maneira que nos dias da Bíblia (Atos 2: 4).

A VIDA CHEIA DO ESPÍRITO:
Acreditamos que é a vontade de Deus que andemos diariamente no Espírito (Efésios 4:30 -32).

OS PRESENTES E O FRUTO DO ESPÍRITO:
Acreditamos que o Espírito Santo tem dons a dar ao cristão; e que devemos mostrar frutos espirituais como evidência de uma vida cheia do Espírito (1 Coríntios 12: 1-11; Gálatas 5:22 ).

MODERAÇÃO:
Acreditamos que a experiência e a caminhada diária do crente nunca devem levá-lo a extremos de fanatismo (Filipenses 4: 5).

CURA DIVINA:

Cremos que a cura divina é o poder de Cristo para curar os doentes físicos em resposta à oração da fé
(Tiago 5:14 -16).  

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
Acreditamos que a segunda vinda de Cristo é pessoal e iminente (1 Tessalonicenses 4:16 , 17).

RELACIONAMENTO DA IGREJA:
Acreditamos que é nosso dever sagrado nos identificarmos com o Corpo visível de Cristo (Atos 16: 5; Hebreus 10:25 ).

GOVERNO CIVIL:
Acreditamos que os governantes devem ser mantidos em todos os momentos, exceto em coisas contrárias à vontade de Deus (Romanos 13: 1-5).

O JULGAMENTO FINAL:
Cremos que todos permanecerão algum dia diante do tribunal de Deus e receberão a vida eterna ou a morte (2 Coríntios 5:10 ).

CÉU:
Acreditamos que o Céu é o lar eterno e glorioso dos crentes que nasceram de novo (João 14: 1-3; Apocalipse 7: 15-17 ).

INFERNO:
Acreditamos que o inferno é o lugar de tormento eterno para todos os que rejeitam a Cristo como Salvador (Apocalipse 20:10 , 15).

EVANGELISMO:
Acreditamos que ganhar almas é a responsabilidade mais importante da Igreja (Tiago 5:20 ).

DÍZIMOS E OFERTAS:
Cremos que o método ordenado por Deus para apoiar e espalhar Sua causa é dar dízimos e ofertas de livre-arbítrio (Malaquias 3:10; 2 Coríntios 9: 7).

GRATIDÃO A DEUS:
O sucesso de alguém nunca é alcançado sem a ajuda de uma boa equipe. Por isso, agradeço aos meus colegas Capelães Pré Militar e Eclesiástico pela preciosa colaboração nesse trabalho de manutenção da BASE NACIONAL DA ACPMB. COM SEDE EM SALVADOR - BA.

O Comandante Nacional da Academia de Capelania Pré - Militar do Brasil, agradece o apoio.
Capelão Soldado de Cristo Jesus. 


Guerreiro da corrente do bem. Servir a comunidade eclesiástica é o foco da Capelania Pré Militar do Brasil ACPMB IBRAPA, seja com cem, com dez, com dois ou apenas um.

O Reino de Deus te agradece....

Um abraço fraternal em Cristo Jesus!

                                                                                                DEUS É FIEL!

Estou agradecido a Deus, por estar Comandando a BASE do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental - IBRAPA e (Academia de Capelania Pré - Militar do Brasil - ACPMB/IBRAPA.

Nossa instituição, vem sendo reconhecido no Brasil e no mundo através dos trabalhos realizados nos diversos estados do Brasil em prol dos mais necessitados dando auxilio espiritual aos Militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares e cuidando do bem estar da Sociedade Civil, formando Capelães PRE-MILITARES voluntários, para levar a palavra de fé e amor integrantes inativo e ativo da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, Guardas Municipais de todo o Brasil.

 

A Academia de Capelania Pré-Militar do Brasil - ACPMB/IBRAPA, tem a finalidade de realizar um trabalho que dignifique o nome do Senhor dos Exércitos. 

Que, todo trabalho difundido neste site, sirva de espaço de relacionamento destinado à troca de experiências, à reflexão, estudo, consultas e posicionamentos relacionados aos assuntos atinentes à prestação de Assistência Religiosa e Espiritual voluntaria no âmbito das Forças Armadas e Auxiliares e Civis da nossa sociedade brasileira.

Permanecemos abertos às suas sugestões e críticas, pois, acima de tudo, o nosso desejo é glorificar o nome daquele que nos arregimentou para essa grande missão, a saber, Jesus Cristo, o Rei dos Reis e Senhor dos senhores!

Seja bem-vindo (a)

Pastor. Capelão Pré-Militar Cel. José Barros Pinheiro

Comandante Nacional da ACPMB/IBRAPA.

 A  Hierarquia  e Disciplina, É A NOSSA DIFERENÇA!

O PRINCÍPIO DA BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA....