top of page

Sala de Assistência Social  DO INSTITUTO - IBRAPA

LOGOMARCA_DO_SUAS.png

                         INFORMATIVO DE ÚTILIDADE PÚBLICA

      SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENÇA SOCIAL!
                   O SUAS e para que serve?

          O Suas é um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgão e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta, ou ainda indiretamente, por meio de convênios celebrados com organizações sem fins lucrativos.

          O sistema faz parte da nova Política Nacional de Assistência Social, que visa proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal garantias de maior acesso aos programas sociais. Fazem parte do SUAS as organizações específicas de assistência social (definidas nos termos da Resolução 191 do CNAS) devidamente inscritas nos Conselhos de Assistência Social (nos âmbitos estadual, municipal, do Distrito Federal ou ainda federal).

           Também integram o sistema as entidades sem fins lucrativos, ainda que não específicas de assistência social (como as de educação e saúde) e, principalmente, aquelas que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS). As entidades pertencentes ao SUAS deverão, portanto, adotar as normas de regulação referentes à Política Nacional de Assistência Social.

Atendimento pelo SUAS

 

Saiba mais o trabalho de atendimento sociassitencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

            Ele articula recursos e esforços da União, dos Estados e dos Municípios para financiar e executar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). As ações organizadas no SUAS estão divididas entre a Proteção Social Básica, voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, destinada a pessoas em situação de risco ou violação de direitos. O sistema também oferece benefícios assistenciais em situações específicas. E gerencia o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS).

 

            O Sistema Único de Assistência Social é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. (SUAS) é um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil com a missão organizar os serviços de assistência social no país.

          

O SUAS e para que serve?

            Constitui o público usuário da Política de Assistência Social, cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos étnico, 

IBRAPA

WhatsApp Image 2023-12-01 at 11.30.41.jpeg

Legislação dos Voluntários

LEI DO VOLUNTARIADO Clique aqui 
Lei n° 9608 de 18 de fevereiro de 1998, dispõe sobre a lei do voluntariado e os serviços que pode desempenhar.

TERMO DE ADESÃO Clique aqui

É o instrumento que formaliza a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, devendo constar o objeto e as condições do seu exercício.

Apresentação3.jpg

Obrigado, pelo apoio neste projeto socioeducativo do INSTITUTO- IBRAPA. Estamos muito feliz em fazer parte de um time como o nosso! como vocês sabem, entraremos em um período bem mais desafiador do que o normal este ano de 2024. Contudo, conheço o potencial de cada um de vocês e, sobretudo, como um todo. Por isso, quero agradecer desde já seus esforços e dedicação.

WhatsApp Image 2024-02-07 at 10.29.40.jpeg

O trabalho em conjunto pode encorajar o surgimento de ideias e o desenvolvimento de projetos inovadores para o meio ambiente. No entanto, para promover a colaboração no espaço de trabalho, é preciso primeiro alimentar a ideia de confiança uns nos outros para o bem maior do INSTITUTO-IBRAPA, e dos colaboradores voluntários.. A beleza do trabalho em equipe é ter sempre alguém com quem contar ao seu lado, contamos com você...

WhatsApp Image 2024-02-08 at 11.07.56.jpeg

A vida é feita de desafios e obstáculos que precisamos superar! Muitos deles são necessários parceiros que acreditam no desafio e na capacidade de fazermos o melhor para a sociedade, trazer alegria e dignidade para as comunidade carentes. Graças ao trabalho em conjunto em prol de uma causa justa. 

WhatsApp Image 2024-01-13 at 17.51.45.jpeg
Entre em contato com nosco:

Tel. (74) - 99925-2132

       (71) - 99218-7384

E-mail. ibrapaadm@gmail.com

Site oficial www.acpmb.org.br

bottom of page